top of page

DEPUTADO ZÉ NETO (PT) PROMOVE AUDIÊNCIA ENTRE ANPC E O NOVO MINISTRO DA AGRICULTURA, CARLOS FÁVARO .


A ANPC- Associação Nacional dos Produtores de Cacau, esteve na manhã desta quarta feira (18), com o novo ministro da agricultura, Carlos Fávaro, a convite do deputado federal, Zé Neto (PT) que promoveu o encontro com o objetivo de levar ao novo titular da pasta as demandas que afetam diretamente a produção e o produtor de cacau no Brasil.


Entre os principais assuntos que regeram o encontro, a revogação da IN125, ocupou destaque, devido a gravidade que ela impõe a cultura cacaueira, e sendo portando a temática que mais vem provocando preocupação entre os produtores nacionais. “ A IN125 foi publicada no governo Bolsonaro para beneficiar 3 grandes multinacionais e acabar com a produção interna dos Produtores do Brasil”, disse Vanuza Barroso, presidente da ANPC, expondo ao novo ministro da agricultura os riscos fitossanitários que a instrução normativa 125 gera a cadeia produtora do cacau e, como consequência, a economia do Brasil. “A cadeia produtora do cacau é hoje responsável pela geração de emprego para aproximadamente 1 milhão mil pessoas, somos mais de 95 mil produtores, somos a cultura que mais preserva o meio ambiente, o mínimo que exigimos é segurança fitossanitária para continuarmos produzindo, com qualidade e sem medo, o nosso cacau”, completou Vanuza, contando com o apoio do deputado Zé Neto, que reforçou as palavras da cacauicultura afirmando que “ Nossa missão é fazer do Brasil um lugar com mais oportunidades, emprego e renda, conectando a agroindústria com a agricultura familiar e assim construirmos juntos uma produção agrícola suficiente para alimentar o Brasil e o planeta. Seguiremos na defesa do setor produtivo do cacau”, disse o parlamentar solicitando urgência para que o MAPA tome uma posição e atenda o pedido dos produtores.


ZÉ NETO FORÇA POLÍTICA PARA O CACAU


Comprometido com o cacau e com o produtor da Bahia, o deputado, Zé Neto ( PT), vem unindo forças com a ANPC para defender os interesses da cadeia produtora. A luta do parlamentar, pela revogação da IN125, vem contemplando cacauicultores de todo Brasil, que estão retomando o otimismo, visto que suas demandas finalmente começaram a ganhar voz, dentro do cenário político, ocupando espaços que os permitem expor o valor da cultura cacaueira e a necessidade de incentivo para que o Brasil retome o seu posto de destaque na produção mundial. "Agradecemos ao nobre deputado, Zé Neto, por defender o setor produtivo do cacau. Vamos juntos mudar a realidade da cacauicultura brasileira”, disse Vanuza.

Além da revogação da IN125, assuntos como revitalização da CEPLAC, política do preço mínimo e previsão de safras também fizeram parte dos temas abordados no encontro; “ “Reunião além de oportuna, bastante produtiva com a expectativa de se estabelecer políticas públicas consistentes para toda cadeia do cacau. Parabéns ao deputado Zé Neto, pela iniciativa”, disse o cacauicultor e membro da ANPC, Valnei Pestana.


O MAPA informou que vai analisar a solicitação. Para mais informações acesse as redes sociais da ANPC e faça parte da nossa rede de apoio ao cacau do Brasil.


ascom ANPC/ Caliana Mesquita




Commentaires


bottom of page